Páginas

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Primeira Escola de Jiu-Jitsu no Brasil "A Era Gracie"

Primeira Escola de Jiu-Jitsu no Brasil

"A Era Gracie"


1925 - A Primeira Escola Gracie é Fundada – O Clã dos Gracie

1925A primeira Escola Gracie foi fundada em 1.925 na Rua Marquês de Abrantes, n° 106 no Rio de Janeiro. Com 23 anos de idade, Carlos Gracie conhecia bem os extraordinários benefícios que o Jiu-Jitsu poderia proporcionar à vida de uma pessoa e a fundação de uma escola representava um marco muito importante em seu projeto de fazer do Jiu-Jitsu um esporte nacional.
A escola da Marquês de Abrantes não era exatamente o que se espera de uma organização pioneira e tão poderosa quanto a do Jiu-Jitsu Gracie. Com poucos recursos e preocupado com o bem estar de seus irmãos mais novos, tudo que o Carlos podia oferecer era uma pequena casa cuja sala de estar ele transformou numa área de treinamento.
Nessa casa, Carlos juntou seus irmãos e os envolveu em seu projeto de vida. Ele sabia que seria impossível realizar um trabalho tão grande como esse sozinho e começou a ensinar os mais novos – Oswaldo(1.904), Gastão(1.906), George(1.911) e Hélio(1.913).
A primeira geração de irmãos Gracie que morou e trabalhou nessa mesma casa parece ter criado o espírito da família que foi transmitido por gerações e que foi tão importante para o extraordinário sucesso que a Família Gracie alcançou ao longo dos anos.
George Gracie
Dizem que George era o mais talentoso dos cinco irmãos. Nascido em 1.911, o Gato Ruivo, como era conhecido, recebeu atenção especial de Carlos por suas excepcionais habilidades. Talvez isso explique o porquê dele ter sido o que mais participou de disputas de MMA e de Jiu-Jitsu entre os irmãos.
Além de grande lutador, George foi professor e mentor e contribuiu muito para a disseminação do Jiu-Jitsu em diferentes regiões do Brasil. A maioria de seus alunos se referia a ele como um legítimo guerreiro, atribuindo-lhe o mérito por grande parte do que a Família Gracie foi capaz de realizar no país.
Gastão Gracie Jr.
Quando a Escola Gracie foi aberta, Gastão Gracie estava com apenas 19 anos de idade e já tinha um conhecimento básico de Jiu-Jitsu. Já que não gostava de lutar, ele ficou responsável pelas aulas e pela parte administrativa e continuou seus estudos até se formar.
Oswaldo Gracie
Com vinte e poucos anos, Oswaldo também era um lutador muito talentoso. Como tal, ele ajudou a consagrar o nome Gracie e sua contribuição como instrutor na escola de Carlos também foi muito importante.
Em 1.934, Oswaldo se mudou para Belo Horizonte e abriu uma Escola Gracie seguindo a mesma estrutura de programa criada por Carlos na Escola da Marquês de Abrantes. Anos mais tarde, ele se tornou instrutor da Polícia local, posição que manteve até o fim da vida. Apesar de morar em outro estado, ele nunca perdeu o contato com seus irmãos. Oswaldo lutou muitas vezes e ficou famoso por seu combate com João Baldi, um lutador de Greco-Romana duas vezes maior que ele. Oswaldo finalizou a luta com um estrangulamento em menos de um minuto.

FONTE:

http://www.graciebarra.com/br/sobre-a-gracie-barra/jj-gb/historia/ - ACESSADO EM 29/09/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário